Como assinar
Edições           anteriores
História


Araçatuba, domingo, 23 de setembro de 2001

Entrelinhas

Portal de Guararapes


HÉLIO CONSOLARO

Na sexta-feira, o calendário marcava Dia da Árvore. Como sou daquela geração que viveu a infância na roça, adoro sombra de árvore, não existe lugar mais fresco, uma dádiva.
E na escola, as professoras me ensinaram a valorizá-las ainda mais.
Mas nem todo roceiro valorizava a árvore, que sempre pedia um bom machado. Tanto é que os passarinhos estão vindo para a cidade, paradoxalmente, onde tem mais árvores.
Dois exemplos disso. No estacionamento do Salesiano-Coopbanc, repleto de árvores, quando leciono à noite, meu carro fica parecendo pau de galinheiro, só merda de rolinhas. E urubus já fazem ninhos em janelas de prédios.
Mesmo assim, o Doutor Motosserra, tomado por espírito de lenhador ou de dono de serraria, cortou seis árvores urbanas em nome do desenvolvimento na avenida Mário Covas. Seus tocos são denúncias vivas de um ato terrorista.
E o Partido Verde, bem bundão, nem se atreve a protestar. Seus militantes pensam que o "verde" da legenda fora sugestão de um palmeirense.
Defronte à minha casa, há uma sibipiruna remanescente, espécie abandonada pela Prefeitura, pois agora se plantam oitis. Ela está velha, suas folhas entopem calhas, mas ainda não ameaça a segurança da casa, por isso preservo-a. Profissionais inescrupulosos já ofereceram seus serviços:
- A gente mete um veneno nela, doutor. Ela morre e o senhor não é processado.
Em 1983, plantei um oitizeiro no fundo de casa. Ele me dá sombra para fazer minhas leituras ou ficar conversando com minha voz de dentro. Não há lugar melhor.
Aproveito a oportunidade para fazer uma homenagem a Guararapes, pois quem visita a cidade, a princesinha da Noroeste (Alguém se lembra dessa perífrase?), antes de receber um abraço do Cristo Redentor, o visitante passa por um portal verde feito pela copa de uma enorme figueira. Um belo cartão de visita.
Mas lá não é Araçatuba. Não tem Doutor Motosserra nem Partido Verde.

Site do cronista: www.folhanet.com.br/entrelinhas
E-mail: consa@folhanet.com.br
Telefone: (18) 622-9445