PeriscópioEntrelinhasNegócios & BastidoresEm cima do lance
Folha da Região
 Ano 26  -  Araçatuba (SP)  - Sábado, 20 de  junho de 1998 
 
Televisão
 
GLOBO 
Hilda transforma Ana Paula em estrela  

André Bernardo  

     O papel da protagonista de Hilda Furacão catapultou Ana Paula Arósio à galeria das mais cobiçadas estrelas da televisão brasileira. A atuação no papel da socialite mineira que virou prostituta ratifica a decisão da atriz de abandonar a carreira de modelo. 

Na minissérie da Rede Globo, a mais cara da história da tevê -- com orçamento de R$ 19 milhões --, a paulistana de 22 anos, 55 quilos e 1,70 de altura surpreende ao mostrar que tem beleza e potencial dramático não demonstrado em seus trabalhos anteriores no SBT. 

A carreira de modelo começou a chegar ao fim em 94, quando ela foi convidada pelo diretor Nílton Travesso para uma pequena participação no remake de Éramos Seis. Contratada do SBT, Ana Paula Arósio fez cursos de interpretação e mais duas novelas: um papel de destaque em Razão de Viver e a protagonista de Os Ossos do Barão

A atriz demonstra maturidade ao comentar seu primeiro trabalho na Rede Globo. Para Ana Paula, interpretar a musa da zona boêmia foi difícil tanto pela complexidade da personagem quanto pelo ritmo intenso de trabalho. Terminadas as gravações de Hilda Furacão, a atriz participou ainda da gravação de quatro teleteatros no SBT: A Estrangeira, Tudo por um Colar, O Perdão e O Pecado de Amar. 

Desapontada com a falta de infra-estrutura no SBT -- que extinguiu o antigo núcleo de dramaturgia da emissora --, Ana Paula destaca a organização como o principal diferencial entre as duas concorrentes. Por isso, a atriz rescindiu seu contrato com o SBT em abril deste ano. "Foi um acordo amigável. Eu quis sair e eles entenderam", conta. 

As perspectivas de Ana Paula Arósio na nova profissão são tão boas que ela se dá ao luxo de adiar a decisão de assinar contrato com a Rede Globo. Cotada para protagonizar o remake de Pecado Capital, adaptado por Glória Perez, ou atuar em Escândalo, novela de Miguel Falabella, a atriz prefere não se decidir por enquanto. "Já tenho outros compromissos assumidos", adianta. 

Ela participa de Os Cristais Debaixo do Trono, de Del Rangel. O filme conta a história de um homem divorciado, interpretado por Tácito Rocha, que se apaixona por uma mulher 20 anos mais nova, vivida por Mylla Christie. Para interpretar Gilda - a filha do protagonista -, Ana Paula cortou os cabelos e os tingiu de ruivo. 

A mudança no visual veio a calhar. Em julho, ela começa a filmar Lara, de Ana Maria Magalhães, que narra a trajetória da atriz Odete Lara. "Ninguém deve ficar muito tempo restrito a um mesmo veículo. Não é producente", conclui. Na telinha, Ana Paula participa de Menino ou Menina?, episódio de Mulher. (Carta Z) 
 

 



 
 
Antena ligada 

Laboratório  

O ator Marcelo Antony esteve na cracklândia, a região da grande São Paulo onde é intenso o consumo da droga, leu livros sobre drogados, freqüentou reuniões dos Narcóticos Anônimos, consultou psicoterapeutas e emagreceu quatro quilos para compor o personagem Guilherme de Torre de Babel. 

GNT  

A partir de julho, o canal por assinatura GNT, da Globosat, coloca no ar 140 horas de programação internacional inédita no Brasil, na qual estão incluídos documentários, séries e especiais. Hoje, 70% da programação do GNT é estrangeira e 30%, brasileira. Entre outros, faz parte da nova programação o documentário "Four Little Girls", dirigido e produzido por Spike Lee. O documentário, que ainda não tem data de estréia, traça um panorama da violência, do racismo e dos movimentos de integração nos Estados Unidos. 

GNT 2  

No próximo dia 1º, começa a ser exibida a série "The Tourist Trap", de seis capítulos, na qual turistas de diferentes nacionalidades passam por contratempos num resort mediterrâneo. No dia 11 de julho, é a vez do documentário "Morrendo para Contar a História", sobre o trabalho de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que arriscam suas vidas para cobrir guerras. 

Disney  

O mais novo desenho animado dos estúdios Disney, "Mulan", que entra no circuito dia 1º de julho, tem pré-estréia hoje e amanhã em São Paulo. Dirigido por Barry Cook e Tony Bancroft, o filme é baseado em uma lenda chinesa milenar. O terrível exército huno, comandado pelo temível Shan-Yu, está prestes a invadir a China, ameaçando o país e o imperador. Um membro de cada família é convocado para lutar contra o inimigo. Na família Fa, o único homem está velho e doente e corre risco de morrer na guerra. Sua filha, Mulan, decide então substituir seu pai no exército. 
 
 



 
 
Novelas 

Era uma Vez... 

Filé termina com Cindy. Maneco conversa com Madalena para aceitar o amor de Álvaro. Anita é obrigada a aceitar Rudy de volta. Madalena diz que ama Álvaro e o beija. 

Corpo Dourado 

Silveira diz a Amanda que contratou Aderbal para tirar Tadeu da cadeia. Diana diz a Selena que Billy a ama de verdade. Azevedo procura Silveira. Amanda pede a Silveira para matar Selena. Clara perdoa Orlando. Selena procura Chico. 

Chiquititas 

Resumo dos capítulos da semana. 

Estrela de Fogo 

Não há exibição. 

Torre de Babel 

Henrique decide ir aos Estados Unidos para investigar o roubo do dinheiro. César insinua a Marta que quer se separar. Agenor procura Clementino na loja e Rafaela vê o pai. Clementino leva pólvora ao shopping. Clara diz que não vai deixá-lo fazer mal a ninguém. 

Fascinação 

Berenice descobre que Carlos foi à fazenda. Alexandre pensa em usar o filho de Clara para magoá-la. Clara procura Malaquias. Ele não a ajuda. 

Mandacaru 

Não há exibição. 
 
 



 
 
Filmes 

**13h no SBT - Maktub - Fúria no Deserto (The Law of the Desert). 

Itália/EUA, 1992, 128 min. Direção: Duccio Tessari. Com Rutger Hauer, Carol Alt, Omar Sharif. Homem divorciado recebe um cartão com a palavra "maktub" ("está escrito", em árabe) e, assustado, sequestra seu filho e o leva para Marrocos. A mãe do garoto organiza, então, uma missão para encontrá-lo. 

**20h05 na Record - Marcas do Destino. 

EUA, 1994, 94 min. Direção: Allan Arkush. Com Nia Peeples, Debrah Farentino, Susan Walters. Quatro mulheres envolvidas com a indústria da música country relembram seus amores perdidos. Sem referências. Inédito. 

**21h30 na Bandeirantes - Uma Viagem ao Inferno (Voyage). 

EUA, 1993, 88 min. Direção: John Mackenzie. Com Hutger Hauer, Karen Allen, Eric Roberts. Casal (Hauer e Allen) passa por momentos difíceis e resolve fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo em seu pequeno veleiro, tentando uma reaproximação. Um casal amigo (Roberts e Connie Nielsen) se convida para participar do passeio. Desagradáveis, os acompanhantes vão, sim, criar problemas e tornar a jornada um verdadeiro inferno. 

22h na Globo - Zona Mortal (Drop Zone)

EUA, 1994. Direção: John Badham. Com Wesley Snipes, Gary Busey. Um prisioneiro, que é transportado em avião, foge espetacularmente de pára-queda. O policial responsável é suspenso mas, mesmo assim, decide perseguir o fugitivo por conta própria. 

*22h na Record - Armas do Dragão (Gun of Dragon). 

Hong Kong, 1994, 87 min. Direção: Tony Leung. Com Ray Lui, Steve Darrow, Mark Cheng. Policial de Hong Kong vai com a família para os EUA, se confronta com criminosos e acaba preso. Ele nega colaboração com a polícia americana até descobrir que sua mulher foi raptada pelos bandidos. Filme horroroso. Interpretações idem. 

**23h30 na Cultura - Ter ou não Ter (En Avoir ou Pas). 

França. Direção: Laetitia Masson. Operária abandona namorado, sai de sua cidade, Bologne-sur-Mer, e tenta nova vida em Lyon. Ela se envolve com um trabalhador da construção civil que sofre de insônia e solidão, e ainda tenta um emprego, algo difícil na atualidade. Filme mediano que tem como única virtude mencionar o problema do desemprego e da globalização. 

**23h55 na Globo - Crimes de Paixão (Crimes of Passion)

EUA, 1984. Direção: Ken Russell. Com Kathleen Turner, Anthony Perkins, John Laughlin, Bruce Davison, Annie Potts. Um jovem ex-atleta percebe que seu casamento vive um momento difícil. Precisando de dinheiro, ele aceita o trabalho de investigar uma bem-sucedida desenhista de moda que é suspeita de vender ilegalmente valiosas criações. Descobre que ela é corretíssima profissionalmente mas que, durante as noites, transforma-se numa prostituta de comportamento bizarro que realiza as fantasias sexuais da recatada desenhista. Fascinado, Bobby acaba se envolvendo com ela e com outro homem que a segue, um reverendo psicopata. 

*0h50 na Bandeirantes - Uma Garota em Nova York (Jersey Girls). 

EUA, 1992, 95 min. Direção: David Burton Morris. Com Jami Gertz, Dylan McDermott, Joe Bologna. Bela e impetuosa garota decide largar o cotidiano monótono de Clifton, Nova Jersey, e partir para Nova York e conhecer o homem de seus sonhos. Sonho de Barbie da pior qualidade. 

*1h25 no SBT - Ambição Sem Limite (Honor Thy Mother). 

EUA, 1992, 94 min. Direção: David Greene. Com Sharon Gless, William McNamara, Paul Scherrer. Casal é brutalmente atacado enquanto dorme. Um detetive constata que o principal suspeito é o filho da sobrevivente. Péssimo. 

** 1h30 na Globo - Um Toque de Infidelidade (Cousins)

EUA, 1989. Direção: Joel Schumacher. Com Ted Danson, Isabella Rossellini, Sean Young, William Peterson, Lloyd Bridges, Norma Aleandro, Keith Coogan. Quando o tio de Larry (Danson) se casa com a mãe de Maria (Rossellini), os dois se transformam em parentes. No entanto, esta união provoca uma verdadeira reação em cadeia de namoros e traições entre as duas famílias. Refilmagem da produção francesa Cousin, Cousine, de 1975. 

*2h50 na Bandeirantes - Escrava do Prazer (Call Girl). 

Direção: Robert Spera. Com Melanie Hall, Jay Huguley, Vincent Dale. Talentosa e ousada fotógrafa emprega-se em serviço de acompanhantes e acaba envolvida numa trama de exploração sexual. Que tal se envolver com o travesseiro e esquecer esse roteiro? 

**3h no SBT - Cinzas de Guerra (In Country). 

EUA, 1989, 115 min. Direção: Norman Jewison. Com Bruce Willis, Emily Lloyd, Joan Allen. Garota que teve seu pai morto no Vietnã viaja com seu tio (Willis) para ver o monumento aos veteranos de guerra. Vale por um Bruce Willis anos 80, nada mais. 

**3h30 na Globo - Não Adormeça (Don't Go To Sleep)

EUA, 1982. Direção: Richard Lang. Com Dennis Weaver, Valerie Harper, Ruth Gordon, Robert Webber, Robin Ignico, Kristin Cumming, Oliver Robins, Claudette Nevins, Marilyn Coleman. A família de um engenheiro aeroespacial se muda para uma nova casa no campo. Logo que chegam, coisas estranhas começam a ocorrer envolvendo os membros da família. 

**4h40 no SBT - Heróis sem Amanhã (North Dallas Forty). 

EUA, 1979, 118 min. Direção: Ted Kotcheff. Com Nick Nolte, Mac Davis, Charles Durning. Jogador de futebol americano que passou anos sentado no banco de reservas tem chance de mostrar seu potencial. O pequeno entrave: passa a ser alvo de intrigas do próprio time. Filme que não é nenhuma maravilha, mas não traumatiza a minoria acordada no horário.